5 dicas pra conservar suas roupas por mais tempo

Em tempos de crise como os nossos, e que os preços estão cada vez mais altos, a gente tem que cuidar pra que o que a gente já tem, não acabe estragando, né? E as roupas então, nem se fala. Eu não sei vocês, mas não sou de comprar muitas peças, tenho algumas peças básicas e chave que servem pra combinar com várias coisas, então, conservação é muito importante pra manter minhas roupas sempre com aspecto novo, e isso é economia pra mim. Hoje vou dar algumas dicas pra você conseguir conservar as suas por mais tempo.

decifrando-etiquetas-de-roupas

1 – Siga sempre as instruções de lavagem que estão na etiqueta. Elas podem parecer difíceis, mas qualquer pesquisa no google já te ajuda a decifrar os símbolos, né? Muitas vezes as peças não podem ser lavadas com alvejantes, são delicadas, soltam tinta ou encolhem se a água estiver morna, então não custa nada ver ali na etiqueta o que pode e não pode, pra não acabar perdendo ou estragando uma peça legal.

2 – Não passe roupas usadas ou sujas, parece nojento e improvável mas às vezes no desespero a gente esqueceu que tinha que lavar uma peça e tem que usar ela ali na hora e acaba passando. Se a roupa estiver com alguma mancha, o calor do ferro vai fazer a mancha grudar e ficar muito mais difícil, ou até impossível, de ser tirada. Fora os cheiros também – de desodorante, suor, etc – que pode acabar ficando impregnada na roupa.

3 – Separe as roupas por cor na hora da lavagem , isso vai conservar suas peças por muito mais tempo porque evita dar bolinha (no caso de roupas escuras), e evita que as roupas de cor manchem as roupas claras. A menos que você queira um guarda-roupa todo rosa, não jogue uma meia vermelha na máquina de lavar com suas camisas brancas. Outra dica é maneirar no uso do sabão em pó, use só o necessário, o excesso não ajuda a limpar as roupas, pelo contrário, ele acaba prejudicando as funções da máquina.

4 – Não guarde as roupas em sacos plásticos. Existe aquele mito de que os sacos plásticos (como aqueles que vem em ternos e vestidos de festa) conservam as roupas, mas isso não é verdade. Eles seguram a umidade ali e as roupas ficam muito mais propensas à criarem fungos e bolor. Se você quer armazenar suas roupas em sacos, prefira os de TNT, que deixam a roupa “respirar”.

5 – Deixar a roupa de molho de um dia pro outro é um dos grandes erros que todo mundo já cometeu. O sabão tem um agente que segura a sujeira na superfície da água, pra ela não voltar ao tecido, mas a ação desse agente dura só uma hora, depois disso, ela se dissolve e a sujeira volta pra roupa. Se a roupa está muito suja ou manchada, deixe de molho por uma hora e esfregue o local das manchas pra garantir que elas saíram. Mais que isso, não adianta muito.

São dicas simples mas muito úteis pra você garantir que vai ter peças legais por anos. E tem sempre aquelas diquinhas de mãe que a gente não dispensa né, como lavar roupas delicadas na mão pra garantir que elas não estraguem na máquina, e claro, acumular bastante roupa antes de lavar, pra economizar água né querida hahahahaha. Espero que as dicas ajudem vocês!

 

Ana Paula de Almeida

24 anos, jornalista, apaixonada por moda, redes sociais, Netflix e playlists do Spotify. Caipira morando na cidade grande e que ainda pega ônibus errado