Como vai ser o seu dia do amigo?

large

Hoje é dia do amigo, e essa data tanto em mim quando na Deh desperta muitos sentimentos. Nós somos amigas há mais de seis anos, mas pra gente parece já da vida inteira. Porque tem amizade que é assim, não importa o tempo, é sempre intensa, próxima e cheia de cumplicidade.

Tem amizade que começou há 5 minutos, mas parece que você já conhece há um tempão. Tipo aquelas histórias de amor à primeira vista, sabe? Tem amizade que é assim, e acredito que aconteça muito mais do que amor. Tem gente que logo nas primeiras palavras trocadas já parece que tem uma sintonia absurda. Geralmente começa com aquela conversa: “Nossa, você também? Achei que só eu era assim!”. Acredito muito que nós temos várias “almas gêmeas amigas” espalhadas por aí, só esperando o nosso primeiro “Eu também!” acontecer.

Tem amizade que tá com você há muito tempo, mas que não é a mesma coisa de antes. Aquela amizade que foi muito importante em uma fase da sua vida, mas os caminhos foram para lados opostos e só ficou o carinho, sempre muito verdadeiro, claro. Porque a vida tem dessas, coloca pessoas em determinados períodos da vida pra nos ensinar, mas depois de cumprida a missão, cada um segue o lado e fica só aquele quentinho no coração, que nunca se apaga. Esses amigos são aqueles que quando você encontra, podem ter se passado 10 anos, parece que nada mudou, porque o sentimento ficou ali guardado numa redoma de vidro, quase que sagrada. Depois, eles continuam o rumo deles, e ficam as promessas do “vamos marcar de se ver mais”. Isso não é ruim, é o ciclo da vida.

Agora tem amigo que não importa o tempo longe, a distância, os dias sem se falar, é como se a pessoa estivesse sempre ali, do lado. E é porque ela está! Os corações estão perto, então pouco importa os quilômetros que separam. A pessoa te reconhece só de você dar um “oi” no whatsapp. E quando vocês se encontram, parece que foi ontem que se viram, mesmo que já façam meses desde o último encontro. É aquela sintonia de olhar, de respiração, aquela amizade que você não precisa falar nada pra dizer o que quer. É encontro de almas.

Mas não importa qual é a sua amizade no momento, curta esse dia, dê valor aos seus amigos. A lição mais rara que podemos tirar é que fazer amigos, amigos de verdade, é fácil, mas mantê-los é muito difícil. Exige cuidado, dedicação, cumplicidade, sintonia, reciprocidade. Ame seus amigos, e deixe que eles te amem e te cuidem também. Nunca deixe de dizer o quanto os ama, e nunca vá dormir sem dizer o que tá preso na garganta.

Feliz dia do amigo ♥

Ana Paula de Almeida

24 anos, jornalista, apaixonada por moda, redes sociais, Netflix e playlists do Spotify. Caipira morando na cidade grande e que ainda pega ônibus errado