Dicas da Napaula: como usar maquiagem com óculos de grau

Olarrrr phynas!

Eu uso óculos há dois anos, mas antes usava apenas pra leitura, então, só na frente do computador pra trabalhar. Aí nem ligava muito pra maquiagem, às vezes deixava de usar porque as lentes disfarçavam. Porém, nos últimos meses eu estava sentindo dificuldade de enxergar à distância mesmo quando não estava no computador. A cabeça já estava dando indícios de que eu ia precisar usar óculos direto, e meu modelo antigo de armação era bem feio sabe ahahahha. Fui ao oftalmo e realmente não escapei de ter que usar o tempo todo, então aproveitei e comprei uma armação bonitinha e que me deixasse confortável pra usar direto. Além disso, uma armação féxion pra eu poder combinar os look ne migas.

10409295_10202744384041064_5569394524579680301_n

Meu óculos, ninguém sai

Poréééémmmmmm aí me veio a dúvida: e maquiagem mores? Como vou usar direto, vou ter que adaptar e usar algo que valorize a quatro olhos aqui. Pensando nisso, vi que tem muitas meninas que tem a mesma dúvida que eu, então, fiz um guia básico dos três tipos de olhos mais comuns e como usar a maquiagem a seu favor, mesmo usando óculos!

Para animar você, phyna que usa óculos, eu digo que é sim possível usar óculos e maquiagem ao mesmo tempo.  A dica básica é: chamar a atenção para outro ponto do rosto, por exemplo, a boca. Entretanto, tome cuidado para não escolher um batom muito forte, que crie um conjunto “não-harmonioso” no restante da maquiagem. É importante sempre procurar o equilíbrio, para que um item não sobreponha o outro. Só que também existem algumas dicas muito legais pra você aprender a valorizar seu olhar, e mesmo de óculos, todos irão notar que você está de maquiagem.

winged-liner-and-bright-lips-glasses-e1353937534643

A primeira dica de toda a produção é cuidar muito bem das sobrancelhas. Usando óculos, você automaticamente chama mais atenção para os olhos, por isso, suas sobrancelhas devem estar sempre muito bem feitas e desenhadas. Além disso, elas não devem ficar “escondidas” atrás dos óculos, escolha armações que fiquem abaixo dela, para não interferir na “harmonia” do seu rosto. A armação dos óculos acabam escondendo cerca de 30% da maquiagem, então, para realçar o olhar, opte por sombras e delineadores em tons de marrom, mas com cuidado para não carregar demais a maquiagem. A sombra marrom serve para marcar o côncavo e dar mais profundidade ao olhar.

GFRANQ_ELIZABETH_BREYGEL_60102473_

Outro cuidado que se deve ter na hora da maquiagem é com relação à máscara de cílios que será utilizada. Para quem usa óculos, não são indicadas máscaras que alongam os cílios, por motivos óbvios afinal, você não vai querer que seus cílios encostem nas lentes, não é? Opte por máscaras que apenas deem volume e “corpo” aos pelos. Agora, a dica mais importante é estar atento ao seu tipo de deficiência visual para escolher a melhor maquiagem. Mas por quê? É simples, a regra básica é:

– Se você é míope: Você deve usar utilizar o lápis ou delineador na parte exterior dos olhos, para abrir o olhar, pois as lentes focais para miopia dão a impressão de que os olhos são menores. A maquiagem ideal para quem é míope é bem simples: passe o lápis preto na na raiz dos cílios inferiores, na parte exterior (deixando aquela parte branca, que é a interna, sem nada). Após isso, use uma sombra bege na pálpebra e marque o côncavo (aquela osso mais saliente logo acima dos olhos’ com a sombra marrom. Use então o delineador na raiz superior, também pela parte de fora. Para finalizar, esfume sombra preta no canto inferior externo, até o delineador. Depois, finalize com uma máscara para dar volume aos cílios.

Agora, se você tem hipermetropia, o efeito é o contrário, pois as lentes fazem os olhos “aumentarem”. Por isso, a maquiagem deve ser muito mais cuidadosa, para não aumentar ainda mais o olhar, então, opte por sombras em tons pastel. Outra dica é esfumar bem e cuidar para que os cílios fiquem bem separados após a aplicação da máscara. O procedimento de aplicação do lápis ou delineador nesse caso é o contrário, você deve passar na parte interna dos olhos e na raiz dos cílios, para dar a impressão de que seus olhos são menores. Você pode usar uma sombra bege em toda a pálpebra, até a sobrancelha, e depois esfumar a sombra marrom no côncavo e na raiz dos cílios. Após isso, passe o lápis na raiz dos cílios de baixo e na parte interna dos olhos. Utilize um cotonete para esfumar o traçado do lápis, para deixá-lo mais suave. Após isso, finalize com rímel, tomando cuidado para separar bem os cílios com o aplicador da máscara.

make-up-girl-smile-face-glasses_large

Agora, outra dica legal também é usar a sombra certa para a cor dos seus olhos. E isso vale também para quem não usa óculos! Fique ligada nessas dicas,

– se seus olhos são azuis, use sombras verdes, rosa e salmão. E evite armações de aço;

– se são verdes, os tons mais indicados são os terrosos e suaves, como castanhos, dourados, rosas e acobreados;

– se você tem olhos castanhos claros, os tons mais indicados são os dourados e marrons

– se seus olhos são castanhos escuros e pretos, use tons de rosa, azul e cores mais vibrantes, e evite tons de cinza, pois eles enfraquecem o olhar.

E aí, animada pra usar seus óculos agora?

Ana Paula de Almeida

24 anos, jornalista, apaixonada por moda, redes sociais, Netflix e playlists do Spotify. Caipira morando na cidade grande e que ainda pega ônibus errado