#NapaulaTakesSP – Dicas para cuidar das roupas sozinho

washing-machine[1]Como vocês sabem, eu saí de casa há quase um ano e tô morando em SP, não sozinha, mas não moro mais com meus pais. Sei que muuuuita gente já passou por essa fase, mas tem gente passando por esse processo agora, ou então com planos de passar. E assim, eu não sou mimada, nunca fui, sempre ajudei nas tarefas domésticas desde criança, mas quando fui morar sozinha eu me dei conta de que nunca tinha lavado minhas roupas.

giphy

Não tenho vergonha de falar, não sou nenhuma acomodada, mas como minha mãe acumulava as roupas de todos em casa pra lavar de uma vez e economizar água e energia, acabou que eu sozinha nunca tinha lavado, só mesmo minhas roupas íntimas e meias. É, pode parecer vergonhoso pra uma mulher de 23 anos nunca ter lavado suas roupas mas fazer o quê né, eu trabalho desde os 15, aquela ladainha todas que vocês já sabem, e eu sei que muita gente com a minha idade também é assim e não necessariamente é por preguiça.

Aí ok, fui morar sozinha, e numa cidade distante então não rolava levar minhas roupas pra minha mãe lavar, porque eu só vou pra lá uma vez por mês (e também porque aí seria cara de pau demais né hahahahah). Aí você me diz “nossa fia é só botar na máquina”, e eu te digo: fiote, experimenta jogar roupa colorida com roupa branca na máquina pra você ver o que acontece.

giphy (2)

Minha ~primeira vez~ lavando minhas roupas sozinha foi claro, com a ajuda da minha mãe, via whatsapp hahahaha. Não é difícil, longe disso, mas você tem que ter alguns cuidados que vão garantir que suas roupas estejam sempre gostosinhas e cheirosinhas, igual na casa da sua mamain. Abaixo, eu listo as dicas que eu aprendi e que podem ser úteis pra quem vai passar por esse processo também!

E outra, não precisa ter vergonha de admitir que você nunca lavou roupas sozinho, seu dia vai chegar, e sabendo as dicas necessárias você vai ver como é fácil e vai agradecer sua mãe pelo resto da vida 🙂

1 – Separando 

giphy (5)

O ideal, em tempos de crise hídrica, é você deixar acumular um pouquinho de roupa pra gastar menos água e etc. Aí, na hora de lavar, é imprescindível separar suas roupas. Eu separo em três pilhas: brancas, claras e escuras. Quando a roupa é branca mas com estampa colorida que pode soltar tinta, eu coloco no balaio de roupa clara. Roupas escuras não são necessariamente roupas pretas, mas sim roupas com cores médias ou vivas. Roupas brancas eu coloco as que são necessariamente brancas lisas ou com poucas estampas, toalhas e roupa de cama clara (mas toalha e roupa de cama eu lavo separado das roupas).

Depois de separar por cor é importante separar as peças delicadas, porque você não vai botar uma ~brusinha~ de seda pra lavar com uma calça jeans, né fia? E por fim, separar as muito sujas, que precisam de uma lavagem mais pesada.

2- Temperatura

giphy (3)

Você sabia que a água precisa estar na temperatura certa pra sua roupa não encolher? Eu não sabia e ainda bem que li antes porque senão ia ficar de barriguinha de fora. Água quente é pra manter a brancura das roupas e pra roupas muito sujas. Água morna é pra tecidos de cores claras e que não tem cores firmes (soltam tinta) e que não precisam ser passadas. Água fria é pra roupa que não tá muito suja, cores escuras ou vivas e peças delicadas. Na dúvida, é só olhar a etiqueta da roupa, lá geralmente tem a temperatura ideal.

3 – Escolhendo a função da máquina

Aí é meio intuitivo né? Só olhar nos botões da máquina qual que se adequa mais a roupa que você vai lavar.

4 – Botando sabão, amaciante e alvejante

Agora é botar os produtos de limpeza nos compartimentos certos. E acredite, invista num bom amaciante, isso vai fazer diferença depois na hora de passar e vestir a roupa. E aff, tão gostoso o cheirinho <3. Melhor comprar um mais caro e que rende mais do que comprar um vagabundo que não rende nada.

5 – Preparando pra botar as roupas na máquina

giphy (6)

Antes de jogar tudo lá como se não houvesse amanhã, verifique se a roupa tem manchas. Se tiver, é bom deixar de molho antes e esfregar pra sair a mancha (esfregar na mão, querida). Se for uma manchinha pequena, dá pra esfregar com sabão de coco ou detergente de pré-lavagem, se você for fresca #sabãodecocopride.

Ah, é importante também fechar zíperes, botões, amarrar cordões e prender ganchos porque eles podem estragar outras roupas. E claaaro, olhar todos os bolsos pra ver se não tem documentos ou dinheiro neles. Nada pior que ver uma nota de 100 conto boiando na máquina. Não que tenha acontecido comigo porque eu não costumo ter notas de 100 reais, só de dois mesmo. Mas mesmo assim né, olha antes. E ah, não coloca a roupa do avesso na máquina porque senão só o avesso que vai ficar limpo, e a bonita não vai usar roupa do avesso né? Só em casos de estampas especiais, que podem se danificar.

6 – Colocando as roupas na máquina

Não joga as roupas na máquina como se você tivesse arrumando as malas pra fugir de casa e tivesse socando tudo que dava dentro da mochila. Bota com cuidado ow, uma por vez, deitando elas em berço esplêndido na máquina. Elas precisam de espaço pra se mover, elas precisam de LIBERDADE querida. E depois, ajuste a água de acordo com a quantidade de roupa, não é pra afogar elas não. Desculpa, me exaltei.

7 – Botando pra secar 

giphy (4)

Pronto, você já deixou suas roupitchas na máquina, ela já lavou, torceu, centrifugou e agora é só botar no varal. Seja na secadora ou no varal normal, bote as roupas bem esticadas e com espaço, assim elas secam sem amarrotar e voilá, você não precisa nem passar (a menos que você seja neurótica igual a mim com roupa amarrotada). Prontinho, você agora tem roupas limpas e cheirosas pra vestir!

PS: eu boto minhas lingeries (não as mais sensíveis e rendadas, rsss) na máquina junto com as roupas delicadas. Antes dou uma esfregadinha com sabão de coco se precisar, e elas saem limpinhas e cheirosas, quase secas, direto pro varal.

giphy (1)

Espero que minhas dicas ajudem, e espero poder dar mais dicas úteis pra vocês!

Ana Paula de Almeida

24 anos, jornalista, apaixonada por moda, redes sociais, Netflix e playlists do Spotify. Caipira morando na cidade grande e que ainda pega ônibus errado